quinta-feira, 25 de março de 2010

Exercício de Interpretação Textual
Língua Portuguesa
Profª. Esp. Rosenil Reis



Rosa de Hiroshima



Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas


Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

Vinicius de Morais. In:Livro de letras – Vinicius de Moraes. São Paulo: Companhia das letras,
1991. p. 206


1) O poema apresenta como tema a bomba atômica lançada sobre Hiroshima, no Japão, em 1945, na Segunda Guerra Mundial. É formado praticamente de substantivos e adjetivos. Quanto às formas verbais, encontramos “pensar e esquecer”. A quem são dirigidos esses verbos e o que eles expressam no texto?

2) Que forma verbal expressa o paralelismo na 1ª parte?

3) Qual é a única parte verbal presente na 2ª?

O poema pode ser dividido em duas partes

4) Na 1ª parte o eu-lírico (o enunciador) pede a seus interlocutores que pensem nas crianças, meninas, mulheres e feridas. O que conotam os adjetivos que caracterizam cada um desses substantivos?

5) Na a 2ª parte, o eu-lírico emprega outros adjetivos para se referir à bomba, metaforicamente chamada de “rosa”. Que adjetivos são esses e o que eles conotam? Por que ele usou essa metáfora?

6) Interprete o poema: por que o eu-lírico não cita diretamente os homens? E que intenção do poeta é possível perceber em relação ao fato ocorrido em Hiroshima?

7) Compare os número de adjetivo no poema, observamos que o poeta emprega mais adjetivos para caracterizar a bomba do que para caracterizar as crianças, as meninas, as mulheres e as feridas. Por que isso ocorre?

8) Que palavra liga a primeira à segunda parte do poema? Explique o que ela expressa em relação às partes do poema?

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